Monitoria Parasitologia 2024

Parasitologia em Ação: Orientando Novos Talentos em Saúde

A disciplina de Parasitologia é essencial para a formação de profissionais da área da saúde, fornecendo conhecimentos fundamentais sobre as principais enfermidades parasitárias que afetam os seres humanos, bem como os métodos de diagnóstico e tratamento associados. No entanto, é comum que os alunos em formação encontrem desafios significativos ao lidar com o vasto e complexo conteúdo desta disciplina.

Um dos principais obstáculos enfrentados pelos estudantes é a diferenciação dos parasitos, especialmente as formas vegetativas dos protozoários, que podem apresentar características morfológicas sutis e exigir um olhar treinado para sua identificação precisa. Além disso, muitos ciclos parasitários são intrincados e envolvem uma compreensão profunda não apenas do conteúdo teórico, mas também do raciocínio lógico necessário para compreender as diferentes fases e interações ao longo do ciclo de vida do parasito.

Nesse contexto, a implementação de um projeto de monitoria acadêmica se revela crucial. Ao permitir que alunos mais experientes, que já cursaram a disciplina de Parasitologia, atuem como mentores para seus colegas em formação, o projeto visa oferecer um suporte personalizado e direcionado para superar esses desafios específicos.

Os monitores, com seu conhecimento consolidado e familiaridade com as dificuldades enfrentadas pelos estudantes, estarão em uma posição privilegiada para oferecer orientação prática, compartilhar técnicas de estudo eficazes e fornecer esclarecimentos sobre conceitos complexos. Além disso, a interação próxima entre monitores e alunos em formação promove um ambiente de aprendizado colaborativo, estimulando o desenvolvimento de habilidades interpessoais e o compartilhamento de conhecimento entre os pares.

Em suma, o projeto de monitoria acadêmica em Parasitologia não apenas visa aprimorar a compreensão e o domínio do conteúdo por parte dos alunos em formação, mas também promover uma cultura de apoio mútuo e colaboração dentro da comunidade acadêmica. Ao investir na formação desses futuros profissionais da saúde, buscamos fortalecer sua base de conhecimento e prepará-los para enfrentar os desafios do campo da Parasitologia com confiança e competência.

Objetivos para os alunos da disciplina

1.  Auxiliar na compreensão do conteúdo: Esclarecer dúvidas dos alunos em relação aos conceitos fundamentais e complexos da Parasitologia, promovendo uma compreensão mais sólida e abrangente do tema.

2. Facilitar a identificação de parasitos: Ajudar os alunos a desenvolverem habilidades práticas para a identificação precisa de parasitos, especialmente as formas vegetativas dos protozoários, através de exemplos práticos e orientação individualizada.

3. Promover o domínio dos ciclos parasitários: Auxiliar os estudantes na compreensão dos ciclos de vida dos parasitos, incluindo suas fases e interações, facilitando a visualização e o entendimento desses processos complexos.

4. Desenvolver técnicas de estudo eficazes: Orientar os alunos na adoção de métodos de estudo e revisão eficazes para a disciplina de Parasitologia, incluindo a organização do tempo, a elaboração de resumos e a prática de exercícios.

5. Estimular o pensamento crítico: Incentivar o desenvolvimento do pensamento lógico e crítico dos alunos ao abordar questões desafiadoras e problemas práticos relacionados à Parasitologia, promovendo uma abordagem analítica e reflexiva.

6. Fomentar a troca de conhecimento: Promover um ambiente de aprendizado colaborativo, onde os alunos possam compartilhar experiências, trocar conhecimentos e aprender uns com os outros, fortalecendo assim a comunidade acadêmica.

7. Preparar os alunos para desafios futuros: Capacitar os estudantes para enfrentar os desafios práticos e teóricos que possam encontrar no campo da Parasitologia durante sua formação acadêmica e profissional.

Esses objetivos visam não apenas melhorar o desempenho acadêmico dos alunos na disciplina de Parasitologia, mas também equipá-los com habilidades e conhecimentos essenciais para sua futura prática profissional na área da saúde.

Objetivos para os alunos monitores

1. Aprimorar habilidades de comunicação: Desenvolver a capacidade dos monitores de comunicar conceitos complexos de forma clara e acessível, adaptando sua linguagem e estilo de ensino às necessidades individuais dos alunos em formação.

2. Aprofundar o domínio do conteúdo: Estimular os monitores a revisitar e aprofundar seu próprio entendimento dos conceitos e temas abordados na disciplina de Parasitologia, consolidando assim seu próprio conhecimento e expertise na área.

3. Fomentar habilidades de liderança: Promover oportunidades para os monitores exercerem liderança e assumirem responsabilidades, tanto na condução das atividades de monitoria quanto no apoio e orientação dos alunos em formação.

4. Desenvolver habilidades interpessoais: Estimular a capacidade dos monitores de estabelecerem relacionamentos empáticos e construtivos com os alunos em formação, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e de apoio mútuo.

5. Cultivar a capacidade de retroalimentação: Incentivar os monitores a fornecerem devolutivas construtivas e personalizadas aos alunos em formação, identificando áreas de melhoria e oferecendo orientações práticas para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional.

6. Promover a reflexão sobre a prática: Estimular os monitores a refletirem sobre sua própria prática de monitoria, identificando pontos fortes e áreas de aprimoramento, e buscando continuamente aperfeiçoar suas habilidades e estratégias de ensino.

7. Preparar para papéis de liderança futuros: Capacitar os monitores para assumirem papéis de liderança em atividades acadêmicas e extracurriculares, preparando-os para desafios futuros na área da educação e da saúde.

Esses objetivos visam não apenas maximizar o impacto positivo da monitoria acadêmica para os alunos em formação, mas também promover o crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional dos próprios monitores.

Plano de trabalho 

1. Treinamento Inicial:

2. Planejamento e Preparação:

3. Sessões de Monitoria:

4. Devolutivas e Acompanhamento:

5. Desenvolvimento Profissional:

Atividades a serem desenvolvidas pelo monitor 

Pontos e Bibliografia 

Pontos

1. Conceitos básicos em Parasitologia

2. Conceitos básicos em Epidemiologia de Infecções e Doenças Parasitárias

3. Técnicas de diagnóstico parasitológico

4. Diagnóstico microscópico de estágios parasitários de protozoários e helmintos

5. Mapeamento colaborativo e educação significativa 

Bibliografia

EUA. Centers for Disease Control and Prevention. DPDx - Laboratory Identification of Parasites of Public Health Concern. Atlanta: Centers for Disease Control and Prevention. 2023. Disponível em https://www.cdc.gov/dpdx/index.html

MARINO, T.B., SILVA, J.X., MATHIAS, M.A.S. Plataforma Vicon SAGA: Um instrumento de apoio ao mapeamento colaborativo. Espaço Aberto, v. 13, n. 2, p. 121-139, 2023. DOI: https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2023.59733. Disponível em https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/59733/39634.

NEVES, DP. Parasitologia humana. 11 Ed. São Paulo: Atheneu. 2005.

ORGANIZAÇÃO PANAMERICANA DA SAÚDE. Pranchas para o diagnóstico de parasitos intestinais. 2 ed. Washington: OPAS. 2019. 31p. Disponível em https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52299/9789275722060_por.pdf

ROBERTS, LS; JANVY JUNIOR, J; NADLER, S. Foundations of Parasitology. 9th Ed. New York: McGraw Hill, 2009. (disponível em https://cutt.ly/D95W6OB)