Pesquisa de Fatores Associados a Incidência de Toxocaríase e Toxoplasmose Humana em Comunidade Rural
O projeto
O projeto de “Pesquisa de fatores associados a incidência de toxocaríase e toxoplasmose humana em comunidade rural”, executado pelo Grupo de Pesquisa em Zoonoses e Saúde Pública da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, em uma comunidade rural do município, teve como objetivos determinar a prevalência e a incidência destas duas infecções em seres humanos, bem como relacionar os resultados obtidos com as infecções de aves e cães, bem como com a contaminação do solo.
As duas enfermidades são consideradas Doenças Tropicais Negligenciadas e frequentemente são desconhecidas pela população, e mesmo pelos profissionais da Saúde. Por poderem causar quadros graves, como a infecção dos bebês e consequente lesões do sistema nervoso central e dos olhos, no caso da toxoplasmose, e acometimento dos olhos e fígado, quando evidenciamos a toxocaríase, a investigação dos animais e da contaminação do solo são importantes para estabelecer vínculos epidemiológicos e promover ações de prevenção.
Num primeiro estudo evidenciamos uma prevalência de 67% das pessoas infectadas pelo agente da toxoplasmose, enquanto que 17% destas pessoas também albergavam o agente da toxocaríase. O estudo dos animais evidenciou a infecção dos cães pelo Toxocara spp, agente da toxocaríase, e os frangos estudados permitiram evidenciar que o solo das propriedades estava frequentemente contaminado, seja com o Toxocara seja com o Toxoplasma.
No segundo estudo, em outras propriedades rurais, as aves utilizadas como marcadoras da contaminação ambiental por Toxoplasma não evidenciaram a contaminação do solo, chamando a atenção de que medidas preventivas podem ser implementadas para evitar a infecção das aves. Nestas propriedades a contaminação do solo por Toxocara também foi pouco frequente, evidenciando um ambiente menos contaminado e uma menor chance de infecção dos animais e das pessoas.
Impacto Científico: do ponto de vista científico o projeto pode agregar conhecimento acerca de prevalência da toxoplasmose e da toxocaríase em humanos, frangos e cães na área rural estudada, constituindo-se de resultados inéditos para o município e talvez para o estado da Bahia. Da mesma forma foi o primeiro estudo mais abrangente sobre a contaminação do solo com parasitos de interesse zoonótico, especialmente os Toxocara. Neste quesito o estudo agregou novas ferramentas de estudo da interação ambiente – patógenos, ao estudar a influência dos constituintes do solo na presença e manutenção de formas viáveis do parasito. Foi o primeiro estudo a apontar, em trabalho de campo controlado, as aves de produção como sentinelas da contaminação do solo por Toxocara spp, verificada pela detecção precoce de anticorpos séricos.
Impacto Tecnológico: do ponto de vista tecnológico o estudo permitiu a padronização de ensaio imunoenzimático para detecção de anticorpos anti-Toxocara spp em soro de frangos, bem como de anticorpos anti-Ascaridia.
Impacto Econômico: uma vez que a criação de aves em pequena escala é uma atividade comum nas áreas rurais estudadas, trazer o aporte de exames que possam referendar a qualidade higiênico-sanitária destas aves pode trazer um futuro selo de qualidade para a produção artesanal e orgânica de produtos de origem aviária, agregando valor a esta cadeia produtiva.
Impacto Social: levando informações sobre enfermidades negligenciadas, como a toxoplasmose e a toxocaríase, aos agentes de saúde (agentes comunitários de saúde e enfermeiros), bem como a população atendida, o projeto permitiu que estes sujeitos tivessem acesso a informações e conhecimentos científicos sobre as enfermidades, de forma a promover ações de prevenção e controle.
Equipe
Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
Aristeu Vieira da Silva (Coordenador), Alany Santos Oliveira Rocha, Aline Moraes Bergossi, Cinthia Dorea Sena Prates, Eddy José Francisco, Joelande Esquivel Correia, Kahtleen de Almeida Ferreira, Luciara Alves da Cruz, Selma Santa Barbara Silva Gomes, Simone Souza de Oliveira, Taíse Bomfim de Jesus, Taise Cristina Santa Barbara Silva Queiroz, Washington de Jesus Santanna da Franca Rocha
Instituto Evandro Chagas (IES/MS)
Ediclei Lima do Carmo, Jedson Ferreira Cardoso, Rafaela dos Anjos Pinheiro Bogoevich
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Adriana Lebram von Söhsten
Lia Fernandes
Mirza Cordeiro
Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (IMT/SP)
Guita Rubinsky Elefant
Produções associadas
Artigos em periódicos
von SOHSTEN, A. L.; Da SILVA, A. V.; RUBINSKY-ELEPHANT, G.; SANTANA, I. S. F.; CORREIA, J. E.; CRUZ, L.A.; SANTOS, E. M. R.; OLIVEIRA, P. M. V. Chickens bred extensively as sentinels from soil contamination by Toxocara. EXPERIMENTAL PARASITOLOGY. Fator de Impacto(2022 JCR): 2,1000, v.211, p.107852 - , 2020.
von SOHSTEN, A. L.; DA SILVA, A.V.; RUBINSKY-ELEFANT, G; GUERRA, L. M. S. M. M. Anti- Toxocara spp. IgY antibodies in poultry sold in street markets from Feira de Santana, Bahia, Northeastern Brazil. Veterinary Parasitology: Regional Studies and Reports. , v.8, p.86 - 89, 2017;
RAPOSO, R. S.; MERIGUETI, Y. F.; RUBINSKY-ELEFANT, G; CERAZO, L. L.; PEREIRA, L.; ZAMPIERI, B. P.; DA SILVA, A.V.; LAPOZI, C. B. Kinetic and avidity of IgY anti-Toxocara antibodies in experimentally infected chickens. Experimental Parasitology. Fator de Impacto(2022 JCR): 2,1000, p.33 - 41, 2016
Teses de Doutorado
Adriana Lebram von Söhsten. Infecção humana, aviária e a contaminação do solo pelo Toxocara spp. 2019. Tese (Doutorado em Ciência Animal Nos Trópicos) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Aristeu Vieira da Silva.
Dissertações de Mestrado
Mirza de Carvalho Santana Cordeiro. Análise espacial da contaminação por ovos de Toxocara spp no solo e presença de fezes em praças na área urbana de um munícipio baiano. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal Nos Trópicos) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Aristeu Vieira da Silva.
Iniciação Científica
Matheus Oliveira de Mello. Avaliação da dinâmica de anticorpos anti-Toxoplasma gonddi em individuos de propriedades rurais de Feira de Santana, BA. 2020. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Aristeu Vieira da Silva.
Priscylla Marcelli Villanova. Determinação da sensibilidade analítica da reação em cadeia pela polimerase para detecção de DNA de Toxocara em amostras de solo.. 2019. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Aristeu Vieira da Silva.
Ellen Monteiro Ribeiro dos Santos. Padronização do Ensaio Imunoenzimático para Detecção de Anticorpos Anti-Ascaridia em Soro de Frangos. 2019. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Aristeu Vieira da Silva.
Ellen Monteiro Ribeiro dos Santos. Avaliação da infecção experimental pelo Toxocara canis e Ascaridia galli em frangos de corte de linhagem. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Aristeu Vieira da Silva.
Priscylla Marcelly Vilanova Oliveira. Avaliação da associação entre os constituintes do solo e a presença e viabilidade de ovos de Toxocara spp.. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Aristeu Vieira da Silva.